As empresas BYD e Marcopolo foram responsáveis por essa fabricação. Após processo de homologação, os ônibus serão produzidos em série
O primeiro ônibus inteiramente articulado movido a energia elétrica teve seu encarroçamento finalizado pelas empresas BYD e Marcopolo, possuindo chassi D11B, de piso baixo. Esse automóvel se encontra em fase de reconhecimento oficial. Além disso, a BYD foi a responsável por elaborar outro veículo, com chassi BYD D11A, de piso alto. Os dois modelos cumprem o papel de alternativas sustentáveis para o segmento.
As empresas relatam que os ônibus contarão com diversas tecnologias, como sistemas de biossegurança. O funcionamento desses é possível por meio de quatro motores ligados aos eixos, com potência de até 201 CV cada e potência nominal de 148cv em cada motor.
Ademais, o chassi possui regulagem de altura e de coluna de direção, ajoelhamento bilateral, tacógrafo digital, suspensão pneumática integral, sistema antichamas e rodas de alumínio. O tempo aproximado para a sua recarga é de 3 horas (de nenhuma carga até a carga total).
Segundo o fabricante, o chassi BYD D11B tem algumas particularidades: são 22 metros de comprimento, funcionamento a partir de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e uma liberdade para rodar até 250 quilômetros, caso sua carga esteja completa. O veículo também é capaz de suportar 168 passageiros, contendo espaços destinados aos cadeirantes. Entretanto, essa capacidade pode variar conforme a função da carroceria.
Esses modelos de ônibus já foram divulgados para a equipe da BYD na fábrica da Marcopolo, localizada em Caxias do Sul (RS). A produção em série dos automóveis começará após o fim do processo de homologação. Voltadas para a proposta do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétrico, as primeiras 12 unidades foram compradas pela Prefeitura de São José dos Campos (SP).
“Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”, comenta Marcos Jardim, diretor de operações da BYD Brasil.